Vacinação da febre amarela intensificada em Morro da Fumaça

 

 

 

O foco dos últimos dias tem sido a vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19), porém, em paralelo, a Secretaria do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça segue também disponibilizando a imunização contra a febre amarela.

A vacina é a principal forma de prevenir a contaminação pela doença, sendo que pessoas com idade entre nove meses a 59 anos podem procurar as unidades de saúde dos bairros Centro, Jussara, Cohab, Graziela, Naspolini e do distrito de Estação Cocal, das 8h às 12h e das 13h às 17h. É necessário apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), documento com foto e carteirinha de vacina.

Apenas uma dose para ficar imunizado

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Cardoso explica que apenas uma dose é suficiente para que a pessoa fique imune à doença. A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. Na área urbana, o vírus é transmitido por picadas do mosquito Aedes Aegypti. Seus principais sintomas são febre alta, calafrios, dor de cabeça, dor nas costas, náuseas, fraqueza, dor abdominal e icterícia”, fala.

Recentemente foi confirmada a morte de macacos por febre amarela, o que acendeu um alerta em Santa Catarina. Já em pessoas, o caso mais recente foi registrado em Indaial. “Mesmo Morro da Fumaça não tendo casos da doença, é importante mantermos a prevenção e a forma mais eficaz é a vacina. Por isso é importante que aqueles que ainda não foram imunizados procure uma das unidades de saúde que têm as doses à disposição”, comenta a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe.