Agentes de Saúde passam por capacitação

A Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça, por meio do programa Comissão Integrada Ensino e Serviço – CIES, realizou uma capacitação para os Agentes Comunitárias de Saúde do município. O curso foi realizado no dia 20 de fevereiro, na sede da secretaria e contou com a presença de 36 profissionais.

De acordo com a coordenadora do CIES e do Pacs (Programa de Agentes Comunitários em Saúde),  a enfermeira Cristina Maccari, a capacitação foi realizada por meio de uma teleconsultoria, ou seja, uma conversa on-line, entre a Teleconsultoria Regional da Secretaria do Estado, com a farmacêutica Gisele Damian, e as Agentes de Saúde. “Entre os assuntos abordados, discutimos sobre o trabalho em equipe nas unidades de saúde, direitos e deveres do cidadão, ética e trabalho das ACS, além de muitos assuntos relacionados ao trabalho das agentes”, destaca a coordenadora.

O CIES é um programa que se divide nas esferas estaduais, regionais e municipais, visando capacitar os profissionais através da educação continuada com temas do dia a dia, inserindo o conhecimento entre a equipe. “A nível municipal temos um cronograma anual com temas discutidos entre uma comissão multiprofissional, a qual elege prioridades e, assim, desenvolvemos as capacitações a cada dois meses com os temas pré-definidos”, explica Cristina.

Para o secretário de Saúde, Miguel Zaccaron Darolt, o encontro foi positivo. “Manter os profissionais capacitados é muito importante, pois o objetivo é levar conhecimento permanente e esclarecer dúvidas relacionadas ao processo de trabalho das Agentes Comunitárias, enquanto equipe da Saúde da Família”, finaliza Darolt.