Pacientes com dificuldade de locomoção são atendidos pela Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça

Depois de ficar com a mobilidade comprometida nas pernas devido a idade, Terezinha Silveira Delfino, 64 anos, moradora do bairro Capelinha, agora vai poder se locomover melhor com a ajuda de uma cadeira de rodas e um andador doada pela Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça. Os meios auxiliares de locomoção foram entregues pelo prefeito Agnaldo Maccari, secretário de saúde, Miguel Zaccaron Darolt e pela fisioterapeuta, Sandra Sartor.

Segundo o secretário, além da dona Terezinha outros pacientes, já cadastrados, receberão meios auxiliares por meio do programa de doação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção – OPMAL. “Após uma avaliação de uma equipe multiprofissional com médico, enfermeira e fisioterapeuta, o paciente encaminha através da secretaria de saúde a documentação necessária para o Centro Catarinense de Reabilitação, onde são feitas as licitações e levam de 3 a 6 meses para ser entregues, sem custo para o paciente” , explica Darolt.

Darolt ainda destaca que o paciente, ao receber o material, assina um termo de compromisso para que estes materiais sejam devolvidos após o uso em bom estado para que possam ser emprestados para outras pessoas.
De janeiro de 2013 até hoje, já foram entregues pela secretaria de saúde, seis andadores, 19 cadeiras de banho, 17 cadeiras de roda, sete pares de muletas auxiliares e oito pares de muletas canadense.

“Em nosso governo queremos garantir a cidadania plena aos fumacenses, em especial aos doentes, com condições melhores de atendimento na saúde”, destacou o prefeito Agnaldo.