Hemosc realiza coleta de sangue em Morro da Fumaça

A Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça, em parceria com o Hemosc de Criciúma, está realizando coleta de sangue durante o dia desta quinta-feira, 19. A atividade está sendo realizada na sede da secretaria e, iniciou às 8h, encerrando às 17h.

A ação foi uma iniciativa da secretaria de saúde e contribui para manutenção do estoque de sangue e também possibilita a doação de pessoas que tem vontade, mas não tem condições de se deslocar até Criciúma. “Desde início do ano estamos em contato com o Hemosc para realizar esta atividade aqui no município. A doação de sangue é um gesto muito bonito e valioso porque existem pessoas que precisam de sangue, especialmente em nosso município, e por isso buscamos o Hemosc. Estamos contentes com a participação dos fumacenses neste ato”, destaca o secretário de Saúde, Miguel Zaccaron Darolt.

Segundo a Assistente Social do Hemosc, Simoni Nandi, serão distribuídas 100 senhas, número de atendimento que conseguem realizar durante um dia. “A maioria das pessoas estão conseguindo doar sangue. Pela manhã atendemos 45 pessoas, sendo que 33 conseguiram fazer a coleta. Agora à tarde, pretendemos atingir a meta”, comenta a assistente social. “O sangue é uma matéria-prima que não tem substituto, ou seja, não há outra forma de ajudar se não pela doação”, finalizou Simoni.

Ainda de acordo com a assistente social, Morro da Fumaça tem entre 600 a 700 doadores de sangue cadastrados no Hemosc.

O prefeito Agnaldo Maccari e a primeira –dama, Adriana Cesconetto estiveram participando da atividade, bem como o vice-prefeito, Marci Sartor e a esposa Ana Sartor.