Projeto Social em Morro da Fumaça desperta motivação em mulheres

Projeto Social em Morro da Fumaça desperta motivação em mulheres

 

Quem passa pela praça da igreja Matriz São Roque, de Morro da Fumaça, se encanta com a beleza das flores que enfeitam o local. E para manter essa beleza, um grupo de mulheres se reveza toda semana para cuidar do jardim.

Há seis anos funcionando no município, o grupo “Abrindo Caminhos para o Futuro”, conta com aproximadamente 30 mulheres e é coordenado pela Pastoral Social da Paróquia São Roque. Além de cuidar do jardim, elas tem outras atividades, como costura, bordados e uma horta comunitária.

De acordo com a coordenadora do projeto, Maria Bortolin, é gratificante perceber a motivação das mulheres. “São mulheres trabalhadoras e de classe social menos favorecida que se dedicam a participar uma vez por semana de trabalhos solidários, em troca de uma cesta básica. Juntas, aprendemos novas atividades e ainda, ajudamos a comunidade”, destaca a coordenadora. Maria ainda ressalta que todas as verduras plantadas na horta comunitária são levadas para suas casas, servindo de alimento para toda família.

Para dar continuidade ao projeto, Maria conta com o apoio de doadores e da prefeitura. Toda semana, a prefeitura cede um servidor para auxiliá-las na jardinagem em frente à igreja. A Coordenação dos Clubes de Mães, sob o comando da primeira-dama, Adriana Cesconeto, inclui o grupo nas atividades do município. “É uma grande satisfação acompanhar este grupo e queremos sempre apoiá-las”, comenta Adriana.

“Percebo nelas, um brilho no olhar e uma autoestima elevada. Esse é o objetivo do projeto. Aqui elas se sentem úteis trabalhando e sendo recompensadas por isso”, finaliza Maria.

Os encontros são realizados todas as quartas-feiras, no Salão Paroquial, das 14h às 17h.