Projeto Social em Morro da Fumaça desperta motivação em mulheres

Quem passa pela praça da igreja Matriz São Roque, de Morro da Fumaça, se encanta com a beleza das flores que enfeitam o local. E para manter essa beleza, um grupo de mulheres se reveza toda semana para cuidar do jardim.

Há seis anos funcionando no município, o grupo “Abrindo Caminhos para o Futuro”, conta com aproximadamente 30 mulheres e é coordenado pela Pastoral Social da Paróquia São Roque. Além de cuidar do jardim, elas tem outras atividades, como costura, bordados e uma horta comunitária.

De acordo com a coordenadora do projeto, Maria Bortolin, é gratificante perceber a motivação das mulheres. “São mulheres trabalhadoras e de classe social menos favorecida que se dedicam a participar uma vez por semana de trabalhos solidários, em troca de uma cesta básica. Juntas, aprendemos novas atividades e ainda, ajudamos a comunidade”, destaca a coordenadora. Maria ainda ressalta que todas as verduras plantadas na horta comunitária são levadas para suas casas, servindo de alimento para toda família.

Para dar continuidade ao projeto, Maria conta com o apoio de doadores e da prefeitura. Toda semana, a prefeitura cede um servidor para auxiliá-las na jardinagem em frente à igreja. A Coordenação dos Clubes de Mães, sob o comando da primeira-dama, Adriana Cesconeto, inclui o grupo nas atividades do município. “É uma grande satisfação acompanhar este grupo e queremos sempre apoiá-las”, comenta Adriana.

“Percebo nelas, um brilho no olhar e uma autoestima elevada. Esse é o objetivo do projeto. Aqui elas se sentem úteis trabalhando e sendo recompensadas por isso”, finaliza Maria.

Os encontros são realizados todas as quartas-feiras, no Salão Paroquial, das 14h às 17h.