Inaugurada, Sala do Empreendedor irá fomentar novos negócios em Morro da Fumaça

Morro da Fumaça passa a contar a partir desta quinta-feira, dia 25, com a Sala do Empreendedor. Um local que irá atender pequenos e micro empresários, agilizando a abertura de novos empreendimentos no município.

A estrutura é mais uma ação dentro do projeto Cidade Empreendedora, instituído no município por meio da parceria do Governo Municipal e o Sebrae.

O vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, lembra que o desenvolvimento econômico é um dos focos do segundo mandato dele e do prefeito Noi Coral, sendo que o Cidade Empreendedora faz parte deste processo. “A Sala do Empreendedor é uma ferramenta que vai impulsionar, por meio de várias mãos, o surgimento de empreendimentos, contribuindo com o município. É mais uma das ações do Governo Municipal que trabalha em parceria com o Sebrae, com Senai, com a Acic, entre outras entidades”, fala.

A Sala do Empreendedor iniciou o atendimento já nesta quinta-feira, dia 25, na Sede Administrativa II, no Centro Comercial San Valentin, na Avenida Inocente Pagnan, Centro de Morro da Fumaça. “Este é mais um passo importante do nosso governo. Definimos que o Eduardo conduziria este processo de impulsionamento do desenvolvimento econômico, que possui diversas inciativas. Como exemplo, estamos estruturando a primeira área industrial e concretizamos a compra de mais um terreno para a segunda área. A Sala do Empreendedor é mais uma ação neste processo que dará muito retorno econômico para o município”, destaca o prefeito, Noi Coral.

Conquista de todos

Coral fala ainda que esta é uma conquista de muitas pessoas. “Não é uma conquista só do Noi e do Eduardo, mas de todos que fazem parte do governo e dos apoiadores deste projeto que permite que, aos poucos, chegamos aos resultados positivos e esperados para Morro da Fumaça”, diz.

Além do prefeito e do vice, também participaram da inauguração do local o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin, o gerente regional do Sebrae, Murilo Gelosa, vereadores, entre outras autoridades.

Gelosa, inclusive, agradeceu a confiança do Governo Municipal. “Isso nos possibilita implantar o projeto Cidade Empreendedora em Morro da Fumaça. A Sala do Empreendedor é uma das ações dentro deste projeto, tudo para facilitar o empreendedorismo na cidade. A partir de agora, este é o ponto onde os empresários serão atendidos e onde o Sebrae também estará presente. É a possibilidade de dar a oportunidade para todos que querem empreender com o apoio do Governo Municipal, do Sebrae, da Acic, entre outros órgãos. Aqui serão feitas todas s consultores de forma gratuita e sobre todos os temas”, enfatiza.

Está em Morro da Fumaça o primeiro polo da Acic fora de Criciúma. O presidente da associação, Moacir Dagostin, ressalta como Morro da Fumaça vem se destacando na economia da região e como pode contribuir com a cidade. “A Acic há um ano começou um projeto de um polo de apoio aos empresários do município. Temos um percentual grande de associados da cidade e implantamos uma semente de uma futura associação empresarial da cidade. Também vamos utilizar a Sala do Empreendedor, pois somos parceiros e traremos pessoas que possam ajudar no desenvolvimento, como já estamos fazendo com diversas palestras de empresários que apresentam as suas experiências”, pontua.

A Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor foi desenvolvida para melhorar e simplificar o ambiente de negócios, oferecendo apoio para os pequenos negócios. “Esta ação confirma o comprometimento do Governo Municipal com o desenvolvimento econômico”, explica o agente de desenvolvimento do Município, Henrique Raldi.

Entre os serviços estão planejamento de um novo negócio, informações para formalização, alteração e baixa microempresa e empresas de pequeno porte, formalização para MEI, alteração, declaração anual, impressão de boleto e baixa para MEI, emissão de Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual DASN SIME, gerenciamento de empresa, entre outros.