Estrutura da primeira escola móvel do estado está montada em Morro da Fumaça
Uma escola inteira montada em apenas dez dias. Salas de aula, máquinas de soldagem e de costura e muitos outros atrativos. A primeira Escola Móvel do Senai de Santa Catarina, montada em Morro da Fumaça está pronta para receber os alunos a partir da próxima segunda-feira, dia 12.
São 120 alunos distribuídos entre os cursos profissionalizantes de Costureiro Industrial, Soldador e Tecnologias Aplicadas na Indústria de Plásticos.
A estrutura, montada na Rua Prefeito Paulino Bif, é formada por uma unidade móvel de soldagem com uma sala de aula, dez boxes de soldagem, um box de acabamento e uma central de gás. Ainda há um sistema de exaustão da fumaça gerada nos processos de soldagem.
Já a unidade móvel de confecção industrial possui 30 máquinas de costura, do tipo overlock, galoneira, reta e para operações especiais, mesa de corte com a cortadora de tecido e todos os equipamentos necessários para a produção de roupas.
Para completar, há ainda a estrutura central formada por seis contêineres para sala de aula, recepção, secretaria e sanitários, duas tendas, piso de tablado acarpetado, com instalações elétricas e acesso à internet. A área total é de 300 metros quadrados. “Estamos felizes com esta parceria com o Senai e temos o prazer de receber a primeira Escola Móvel do estado em Morro da Fumaça. Uma iniciativa que já está se tornando exemplo para outros municípios, mas, mais que isso, é a nossa preocupação com a formação de mão de obra qualificada para as empresas instaladas em nossa cidade. Neste local, 120 fumacenses absorverão novos aprendizados para o seu dia a dia”, destaca o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.
Início das aulas
As aulas que terão logo após a cerimônia de inauguração, agendada para as 18h30min, e seguem até o dia 17 de setembro. O período matutino será voltado à turma do curso de Tecnologias Aplicadas na Indústria de Plásticos, à tarde para Soldador e à noite para Tecnologias Aplicadas na Indústria de Plásticos, Solador e Costureiro Industrial. “Ficamos impressionados com a estrutura montada pelo Senai em Morro da Fumaça. Os fumacenses inscritos nos cursos poderão desfrutar de um ótimo espaço, com excelentes equipamentos e salas de aula. Em setembro, ao fim do cursos, sairão com ótimos ensinamentos que levarão para a vida”, enfatiza o prefeito Noi Coral que visitou o local nesta quinta-feira, dia 8.
Para o diretor regional do Senai/SC e diretor de educação e tecnologia da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Fabrizio Machado Pereira, estar próximo das comunidades com formação é pensar no desenvolvimento local. “A qualificação profissional atrai indústrias e melhora a economia da região. Em Morro da Fumaça teremos 120 alunos com formação e prontos para o mercado de trabalho após o curso”, destaca.